Dicas para manter o contato com o paciente durante o isolamento

As medidas de isolamento social e o fato de ficar em casa para evitar que mais pessoas sejam contaminadas pela Covid-19 pede adaptações na forma de atendimento ao paciente. Independentemente de como a comunicação virtual será feita, uma coisa é certa: você deve continuar o contato com o paciente durante a quarentena.

Uma simples conversa para saber como o cliente está lidando com essa situação de isolamento social, ou passar dicas de como manter a dieta sem sair de casa são atitudes que mostram empatia por parte do nutricionista. Além de auxiliar os pacientes na adaptação dessa nova rotina, esse tipo de atendimento traz sensações e percepções positivas ao cliente.

A importância desse contato é tanta que o Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou uma resolução na qual libera os nutricionistas para realizar o atendimento online até o dia 31 de agosto de 2020.

Pensando nisso, vamos abordar quatro maneiras de manter a proximidade e proporcionar uma experiência de sucesso ao cliente mesmo estando a quilômetros de distância.

Utilize as redes sociais para ter contato com o paciente

Nós já comentamos algumas vezes aqui no blog sobre a relevância de atualizar as redes sociais, e compartilhar dicas e conhecimento para ajudar seus seguidores. Esse procedimento torna-se ainda mais importante durante a quarentena.

Acessar as redes sociais virou uma tarefa ainda mais frequente para as pessoas. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela Consultoria Kantar mostrou que o Facebook, Whatsapp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período.

Por isso, aproveite os recursos das redes sociais para preservar o contato com o paciente durante o período de isolamento social. Mande mensagem via Whatsapp para saber com ele se sente, e faça publicações com sugestões de receitas, alimentação saudável e planos alimentares. Além disso, pense na possibilidade de fazer lives no Instagram para tirar dúvidas e trazer mais informações para os seus seguidores.

Use plataformas de vídeo chamada para realizar a consulta online

Para exercer um atendimento online, é essencial adotar uma plataforma de videochamada. Ter um contato visual e ouvir o cliente no momento da consulta é fundamental para fazer um atendimento personalizado, e efetuar uma consulta eficiente.

Reunimos três plataformas que vão auxiliar no momento da consulta.

Zoom: a plataforma disponibiliza uma versão gratuita chamada “Zoom livre”. Nesse modelo, é possível realizar reuniões em grupo de até 40 minutos.

Skype: tanto o nutricionista como o paciente devem ter a plataforma instalada no computador e uma conta de acesso.

Google Hangouts: como a plataforma é do Gmail, os participantes devem ter uma conta no gmail.com. Para fazer uma chamada de vídeo, é só enviar o link ao cliente.

Converse com o paciente após a consulta

Como nós já comentamos aqui no blog o bom atendimento não deve acabar no consultório – ou, nesse caso, na chamada de vídeo. Mantenha contato com o paciente e procure saber como está o tratamento.

Pergunte se o paciente sente alguma dificuldade e busque motivá-lo para seguir aos máximo as prescrições durante o período da quarentena. Esse procedimento pode ser feito através do Whatsapp, ou usando um aplicativo de nutrição como o Nutrifique.

A plataforma foi pensada tanto para os profissionais da Nutrição como para seus pacientes. Por isso, incentive o cliente a utilizar a plataforma para se comunicar. Através do aplicativo, ele pode enviar mensagens de dúvidas, mandar os registro da evolução do peso, e pedir atualizações do plano alimentar, por exemplo.

Software de nutrição auxilia na organização das tarefas e do atendimento

Contar com um software de nutrição vai auxiliar (e muito!) tanto o nutricionista como o paciente durante esse período de isolamento social. Gerir as informações de cada paciente, e facilitar a comunicação com o cliente são algumas funcionalidades oferecidas na plataforma.

Para profissionais que desejam otimizar tempo, o sistema é uma ótima alternativa para preservar tudo organizado, e reunir todas as informações de seus pacientes em um só lugar.

Se você ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais informações sobre o assunto, entre em contato com a gente!

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