Você oferece uma experiência de sucesso para seu paciente?

As aspirações mudam de acordo com os objetivos de cada pessoa. Isso é um pouco óbvio, não é mesmo? Mas você já parou para pensar em quantas pessoas diferentes entram em seu consultório todos os dias em busca dos mais diversos resultados? Certamente, muitas! Os motivos para ir até o consultório de um nutricionista são os mais variados: busca pelo emagrecimento, controle de doenças, alimentação saudável e por aí vai… No entanto, todos os pacientes têm um objetivo comum: ter uma experiência de sucesso.

Se você é especialista em determinada área da nutrição – doenças crônicas, materno-infantil, esportiva, consultoria alimentar, entre outras – fica mais fácil de identificar as demandas e angústias dos pacientes. Em qualquer uma das ocasiões, o intuito principal é fazer uma consulta personalizada e individualizada, focando nos problemas do paciente.

Para proporcionar uma experiência de sucesso, é necessário desenvolver um estilo de atendimento que esteja de acordo com as suas possibilidades e características. Por isso, reunimos algumas sugestões para fidelizar seus pacientes e atrair novos clientes.

Como alcançar o sucesso do paciente

Conquistar cliente é um processo que exige paciência e que demanda tempo (nós comentamos aqui no blog que uma excelente alternativa para atrair mais pacientes é compartilhando bons conteúdos nas redes sociais).  

Depois de atrair pacientes, é preciso mantê-los! Proporcionar uma experiência de sucesso ao paciente é essencial para que ele permaneça frequentando o seu consultório. Isso significa seguir uma regra básica do “customer success”: fazer tudo o que está ao seu alcance para que o cliente fique satisfeito.

Como melhorar a experiência do paciente

Pense sempre em humanização! Mesmo com o crescente uso de tecnologias, a humanização do serviço continua sendo (e sempre será!) o grande diferencial na hora de atender o paciente.

As pessoas gostam de atenção e buscam profissionais que possam dar esse retorno. Fazer avaliações físicas, preparar uma anamnese nutricional detalhada e compartilhar algumas dicas de alimentação saudável são alguns modos de mostrar que você realmente se importa com as necessidades do paciente.

Ser atencioso e simpático com as pessoas que frequentam o seu consultório pode ser um diferencial não só para fidelizar os seus clientes, como para atrair novos. É comum que um cliente satisfeito indique seus serviços para colegas e familiares. 

Como ajudar o seu paciente a chegar lá

Em algumas situações, o paciente não entende que os resultados exigem paciência e que o tratamento é longo, ficando desanimados. Esse é o primeiro ponto que deve esclarecido para evitar problemas. 

Depois, busque um atendimento que possa facilitar a adaptação aos novos hábitos alimentares.  Traga dicas de receitas novas, alimentos diferentes ou novas formas de cozinhar para auxiliar durante o processo. 

As pessoas adoram ser reconhecidas e elogiadas e, os seus pacientes não são diferentes. Para proporcionar uma experiência de sucesso é essencial ressaltar cada passo dado durante o tratamento e todos os objetivos atingidos.

Busque tecnologia para ajudar

Que tal contar com software de atendimento e gerenciamento nutricional? Essa é uma excelente alternativa para otimizar tempo e conseguir dar mais atenção para o seu paciente.

Com o  Nutrifique é possível automatizar processos, consultar rapidamente dados sobre pacientes e montar estratégias que vão proporcionar um atendimento melhor e mais eficiente para o seu paciente.

Esperamos que esse texto seja útil e possa te ajudar a manter seus clientes e atrair ainda mais pacientes para o seu consultório.

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