O que você precisa saber sobre anamnese nutricional

anamnese nutricional

No dia a dia do nutricionista, o primeiro passo para estruturar um plano adequado ao paciente é a anamnese nutricional. A anamnese é uma espécie de ficha com informações relacionadas à rotina e aos hábitos de alimentação. Outros pontos importantes (e que não podem faltar no questionário) são as perguntas relacionadas ao quadro psicológico e ao funcionamento da memória do paciente.

A avaliação diminui a probabilidade de risco e proporciona um tratamento de acordo com as necessidades do paciente. O ideal é que o nutricionista realize uma análise global da saúde do paciente, através de uma avaliação clínica, antropométrica e de consumo energético. Para conseguir todos esses dados é essencial que o questionário seja rico e diversificado.

Mas como formular uma anamnese nutricional? Veja a seguir algumas questões que não podem ficar de fora da anamnese do paciente.

Identificação do paciente

As primeiras perguntas são básicas e são o ponto de partida para conhecer melhor o paciente. Inicialmente procure conhecer o ritmo de vida e os padrões alimentares. O lazer e a prática de atividades físicas também são temas importantes na hora de elaborar um cardápio customizado e capaz de gerar bons resultados.

Avaliação clínica

Neste tópico, serão abordadas questões sobre o histórico de doenças familiares e patologias. Quais os medicamentos utilizados por ele e os exames laboratoriais mais recentes.

Saber se o paciente consome bebida alcoólica, se fuma ou se sofre com algum tipo de intolerância alimentar também é fundamental no momento de realizar a anamnese nutricional.

Para atingir os objetivos propostos durante o tratamento, é imprescindível que o paciente adote hábitos saudáveis para preservar o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Avaliação antropométrica

Nesta etapa são coletados os dados mais pontuais como peso, altura e as circunferências corporais. Outra medida relevante para acompanhar o tratamento e ver se os resultados estão sendo satisfatórios é o percentual de gordura corporal, obtido com a ajuda de um adipômetro.

Os resultados dos cardápios podem ser notados através das medidas. A avaliação antropométrica deve ser feita periodicamente e todos os resultados serão registrados na anamnese nutricional. Assim é possível identificar a evolução física do paciente.

Avaliação do consumo energético

Alguns dados já coletados pelo nutricionista durante a anamnese serão utilizados para calcular o gasto energético total e o metabolismo basal.

Levar em conta aspectos, como o gasto calórico, além de considerar outras funcionalidades do organismo é essencial para que o paciente alcance seus objetivos.

Use um software nutricional

Cada pessoa tem suas particularidades e estar a par de todas (ou ao menos da maioria delas!) é fundamental para obter melhores resultados.

Esse trabalho é mais fácil quando o paciente e o nutricionista possuem acesso a um software de nutrição. O Nutrifique reúne informações clínicas e nutricionais do paciente e permite que anamnese nutricional possa ser feita através de protocolos de gastos energéticos e pela antropometria.

Quer conhecer mais sobre o Nutrifique ou ficou com alguma dúvida? Fale com a gente e conheça os benefícios que a ferramenta pode proporcionar tanto para o nutricionista como para seus pacientes.

Posts relacionados:

Abrir o chat
Fale conosco