Por que usar um software de nutrição para avaliar pacientes com restrições alimentares?

Você, nutricionista, quer agilizar seu atendimento e ter um histórico completo dos seus pacientes? Veja a importância de contar com um aplicativo de nutrição

Pensar em cardápios que ajudem os pacientes com restrições alimentares é um desafio diário para muitos nutricionistas.  Antes de definir a dieta, é essencial saber se o cliente tem alergia ou intolerância alimentar – afinal, a ingestão de alimentos não recomendados podem acentuar ainda mais alguns sintomas de problemas de saúde. 

Existem duas formas mais conhecidas de restrição alimentar: a alergia e a intolerância. No primeiro caso, o sistema imunológico do paciente reconhece o ingrediente de forma equivocada, tratando o alimento como uma espécie de agressor do corpo. Já a intolerância alimentar acontece quando o organismo não consegue digerir determinado nutriente presente no alimento. 

Entre os casos mais comuns e que exigem maior cuidado por parte dos nutricionistas, estão o glúten, lactose, açúcar (inclui as doenças de diabetes tipo 1 e 2), soja, ovos e frutos do mar. Esse são alguns exemplos de alimentos que causam mais problemas aos pacientes com restrições alimentares.

Para te ajudar no momento de agilizar os processos e proporcionar uma experiência de sucesso ao cliente, reunimos algumas vantagens de usar um software de nutrição no momento avaliar a alimentação adequada para cada um dos seus pacientes.

Para criar um histórico do paciente

Você provavelmente atende clientes com os mais variados propósitos. Por isso, é essencial contar com um histórico que tenha todas as informações pessoais, dietas anteriores, evolução do tratamento, entre outros quesitos relevantes para proporcionar um atendimento adequado.  

Quando o nutricionista se depara com pacientes com restrições alimentares, esse recurso torna-se ainda mais relevante. Verificar as limitações do paciente, e pensar em maneiras de organizar uma dieta apropriada para o seu perfil e que atenda suas necessidades nutricionais é uma tarefa fundamental.  

Por isso, a criação de um banco de dados virtual é tão essencial. Dessa maneira, tanto o nutricionista como o paciente podem acompanhar o tratamento de forma mais ágil e prática através de um aplicativo de nutrição

Para acessar as tabelas alimentares

As necessidades nutricionais variam de acordo com cada paciente, e nada melhor que ter o auxílio de tabelas com informações sobre a composição de cada alimento, concentração de nutrientes e calorias.

Para adequar a alimentação de um paciente com restrições alimentares, é necessário que o nutricionista apure mais detalhes sobre determinados alimentos e verifique se pode ou não ser consumido de acordo com as limitações alimentares do cliente.

No software do Nutrifique, você terá a oportunidade de consultar duas fontes, a Tabela de Composição Alimentar (TACO), e a Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil (IBGE). 

Para acompanhar o paciente em todas as etapas do tratamento

Nós já comentamos aqui no blog que o software de nutrição traz recursos pensados tanto para os nutricionistas como para os pacientes. Com o aplicativo de nutrição, o profissional poderá acompanhar a dieta do cliente, e verificar se o tratamento está adequado e atende às expectativas.

Além disso, o chat do software é uma boa alternativa para manter o contato com o paciente. Tirar dúvidas sobre a possibilidade de substituições no cardápio, ou indicar produtos compatíveis com as restrições alimentares é uma forma de prestar um bom atendimento e fidelizar o cliente

Para economizar tempo e proporcionar um bom atendimento

Existem maneiras de realizar um atendimento mais eficiente e dinâmico, e que otimize o tempo do nutricionista. A criação de um perfil nutricional para o paciente com restrições alimentares, o cruzamento automático de informações, e a análise de dados disponíveis no software de nutrição são recursos que facilitam o trabalho do profissional. 

Muito além de auxiliar o nutricionista, essas funcionalidades também ajudam os pacientes no momento de consultar seus planos alimentares, e tirar dúvidas sobre receitas e produtos que obedeçam às suas restrições.

Ou seja, todas as informações necessárias para proporcionar um bom atendimento e atender às expectativas do seu paciente podem ser encontradas em um software de nutrição. 

Você quer contar com uma ferramenta que possa te auxiliar no atendimento e na gestão do seu consultório? Fale com a gente e veja como o Nutrifique pode ajudar!

Posts relacionados:

Abrir o chat
Fale conosco