Como o nutricionista pode garantir o retorno do paciente

nutricionista deve garantir o retorno do paciente

Você já parou para pensar em quantos pacientes saem com um novo plano alimentar do seu consultório e nunca mais voltam? Reunir esses números e analisar o que pode ser melhorado em seu consultório e no atendimento é o primeiro passo identificar qual o problema e para garantir o retorno do paciente.

Para isso, identifique os clientes que não marcaram uma consulta de retorno e avalie se o “sumiço” do paciente está relacionado a alguma falha de atendimento.

Mas atenção: a experiência de atendimento não diz respeito somente ao momento da consulta, você precisa levar em consideração desde o primeiro contato até o pós-atendimento.

Buscar a satisfação do paciente, proporcionar uma experiência de sucesso ou contar com um software de nutrição são algumas dicas dadas aqui no blog e que vão te ajudar a reter seus clientes. Porém esses requisitos não são suficientes para fidelizar e garantir o retorno do paciente.

É preciso realizar outros procedimentos e analisar todos os cenários para verificar o que interfere na fidelização do cliente. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ser úteis para garantir o retorno no paciente.

Proporcione uma experiência agradável ao paciente

Pode parecer óbvio, mas todas as pessoas querem ficar confortáveis e ter uma experiência positiva quando vão ao consultório de um nutricionista. Estimular o retorno do paciente não está relacionado somente ao fato de atendê-lo bem durante a consulta, é observar outras condições.

Ter um fácil acesso ao consultório, realizar a consulta de acordo com o horário marcado, atenção, simpatia e um pós-atendimento compatível com as necessidades do paciente são pontos que merecem atenção.

Foque no pós-atendimento

Nós já comentamos sobre a questão da humanização e de como ela é importante durante a consulta e no pós-atendimento. Enviar mensagens para saber as dificuldades e evoluções durante o tratamento é uma demonstração de atenção e empatia por parte do nutricionista.

Além disso, mande dicas e sugestões de receitas para que o cliente possa se adaptar o mais rápido possível aos novos planos alimentares. Mostrar interesse e buscar informações sobre o tratamento podem ser um diferencial no momento de fidelizar o cliente.

Tenha os equipamentos necessários e uma estrutura física adequada

Esses procedimentos são básicos, mas merecem destaque. Um ambiente limpo, organizado e bem cuidado é o mínimo que o paciente espera quando frequenta o consultório de um nutricionista.

Além disso, lembre-se que o consultório deve contar com todos os equipamentos necessários para proporcionar uma experiência de sucesso ao cliente. Ferramentas como o adipômetro para calcular o percentual de gordura do paciente, e o estadiômetro para realizar uma avaliação física completa são primordiais em seu consultório.

Conte um software de nutrição

Contar com um software de nutrição vai fazer toda a diferença no momento de fidelizar o paciente. Vale lembrar que as pessoas têm uma rotina corrida e o profissional de nutrição que conseguir facilitar a vida dos pacientes vai ganhar mais pontos.

O aplicativo de nutrição traz funcionalidades que vão ajudar os clientes desde a hora de marcar uma simples consulta, até o momento de realizar o controle alimentar e verificar o gasto energético.

Crie metas para analisar os procedimentos

Aplicou todas as dicas citadas? Agora, o próximo passo é realizar um acompanhamento e avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para garantir o retorno dos pacientes.

Através de um software de nutrição é possível criar uma meta e avaliar os resultados. Com esses dados, você vai conseguir analisar o andamento dos processos e verificar a satisfação dos clientes.

Garantir o retorno do paciente não é tão difícil

Estimular o retorno do paciente e fazer com que ele fique satisfeito com o atendimento oferecido por você e sua equipe não é uma tarefa tão difícil. No entanto exige atenção e alguns cuidados.

Todos as dicas sugeridas podem ser aplicadas com facilidade e, de certo modo, são básicas tanto para o paciente como para o nutricionista. Por isso, pense como se você fosse um paciente, veja quais as carências do seu consultório e busque melhorá-las.

E não esqueça: o Nutrifique oferece muitas facilidades para que os nutricionistas possam oferecer uma experiência de sucesso ao paciente. Entre em contato com a gente para saber mais informações e contar com o Nutrifique.

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